21/12/2018

8 Dicas para um Plano de Comunicação Eficiente

O sonho de todo empreendedor é ter sua marca reconhecida e valorizada no mercado. Mas junto com todo esse trabalho e investimento que é necessário para começar e manter um negócio, é preciso investir na comunicação para que a imagem da empresa se mantenha forte e relevante.

Confira 8 dicas que os profissionais da agência Alquati indicam para melhorar o marketing da sua empresa:


1. A comunicação deve ser prioridade

Ninguém compra o que não conhece. Uma comunicação eficiente leva a sua marca até o cliente e o convence a investir. Com uma estratégia eficiente, você consegue também prever as tendências de mercado e ficar um passo à frente dos concorrentes.

2. A transparência gera fidelidade

Empresas são construídas por pessoas que erram e acertam, por isso não tenha medo de deixar seu público conhecer como vocês trabalham e os desafios que enfrentam. Dessa forma você consegue cativá-los, para conhecer também as suas conquistas e confiar que você é capaz de atender e entender os problemas deles.

3. O que é para todo mundo, não convence ninguém

Por mais universal que seu produto seja é preciso saber estabelecer um público-alvo. Toda a estratégia de comunicação depende da construção de um perfil de audiência, algo que tenta agradar a todos, acaba passando despercebido.

4. Solucione problemas

Todo produto que tem sucesso no mercado se mantém, porque se faz necessário. Lembre-se que o que você tem a oferecer é a solução de um problema, vá ao encontro do seu público com isso em mente: você pode e quer ajudar.

5. Social media = esteja onde o cliente está

As mídias sociais facilitam muito a vida das empresas. Não só ajudam na construção da imagem da empresa, em que cada post ressalta os valores e missão do seu negócio, mas também é uma ótima plataforma para conversar com seu público e saber o que ele precisa.

6. Como saber o que o cliente quer de você? Ouça-o

A comunicação é uma “rua de mão dupla”. Empresas que apenas jogam frases de efeito como “COMPRE!” para os seus clientes descobrem rapidamente que o público aprendeu a ignorar sua marca. Dê voz ao seu cliente, permita que ele faça parte do crescimento da sua empresa. Afinal, sem cliente, não há crescimento.

7. Seja eficiente, seja claro e conciso

A atenção de um cliente é a coisa mais preciosa para uma empresa. Por isso, não a perca com mensagens longas ou incoerentes, vá direto ao ponto.

8. Revise sua estratégia de marketing

São inúmeros fatores que afetam a eficiência de um plano de comunicação, muitas vezes o investimento de tempo e dinheiro é perdido em pontos que não são relevantes para o crescimento da sua marca e passam despercebidos pelo público-alvo. Não tenha medo de rever seu plano e buscar uma estratégia de marketing de sucesso para sua empresa.


A agência Alquati tem mais de uma década de experiência e conta com mais de 200 marcas atendidas e satisfeitas. Consulte um de nossos representantes para garantir uma estratégia de comunicação ideal para seu negócio. Confira nossos serviços aqui.