Descubra o que é Agile Marketing e como ele pode tornar suas estratégias muito mais eficientes!
Vivemos em uma época onde pequenos elementos ou tudo pode mudar rapidamente. Por isso, esperar o ano todo para rever estratégias de marketing se tornou algo improdutivo. Então como podemos deixar este processo ainda mais ágil e eficiente?
Pensando nisso, surgiu o Agile Marketing, uma adaptação dos termos “gestão rápida” ou “metodologias ágeis” - muito comuns na área de desenvolvimento de softwares – que veio para trazer, de vez, as equipes de marketing para a era digital!
Venha conosco e vamos te mostrar tudo sobre essa metodologia nova, como ela funciona e os benefícios que ela pode trazer.
O que é e como surgiu o Agile Marketing
Na década de 70 nós passamos por um período de inovações dentro do mercado – tecnologias, softwares, mercado etc. – o que resultou em uma preocupação por parte dos desenvolvedores.
Neste período o cientista da computação Winston Royce, publicou um artigo sobre o desenvolvimento de grandes softwares, onde ele cita as etapas para o desenvolvimento de um projeto.
Todavia, isto viria a se tornar a metodologia “waterfall”, que serviu de base para o Agile.
Deste processo surgiu, em 2001, a expressão “metodologias ágeis”, criada por especialistas de desenvolvimento de softwares, que lançaram o Agile Manifesto.
O manifesto original possui 4 valores:
1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
4. Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Entretanto, este manifesto não ficou apenas dentro do departamento de TI. Ele passou por vários setores que adotaram a metodologia e fizeram as suas próprias adaptações. Assim como o Marketing.
Os fundamentos do Agile Marketing
Quando os profissionais de marketing começaram a compreender a metodologia Agile e adaptá-la para o seu universo, surgiu a necessidade de documentá-la, assim como os profissionais de TI.
Sendo assim, em 2012, o evento SprintZero reuniu profissionais de marketing de San Francisco (USA) para criar o Agile Marketing Manifesto.
Atualmente, este manifesto serve de norte para muitas empresas e profissionais que desejam adotar o método.
Além disso, ele possui 7 valores e 10 princípios, os quais vamos explicar agora, começando pelos valores:
1. Validar o aprendizado mais do que seguir opiniões e convenções.
A metodologia do Agile Marketing depende de um processo circular de validação do aprendizado, através de 3 etapas: implementar, mensurar e aprender.
Deste modo, ao invés de utilizar convenções do mercado ou, simplesmente, as opiniões daqueles que estão no topo da hierarquia para tomar decisões, essa metodologia promove o uso de dados provenientes de testes e experimentações.
2. Colaboração centrada no cliente ao invés de isolamento e hierarquia.
Este ponto sugere que as equipes – TI, vendas, marketing etc. - trabalhem juntas para suprir as necessidades do consumidor.
Sendo assim, todas as decisões precisam ser tomadas em conjunto, sempre tendo em mente as demandas do cliente. Isto é algo que não acontece dentro do modelo tradicional de marketing.
Afinal, neste modelo os departamentos se isolam, gerando uma disputa entre eles, e a burocratização da tomada de decisão.
3. Campanhas interativas e adaptativas ao invés de grandes campanhas lineares.
Muitos departamentos de marketing ainda apostam em campanhas longas que, por consequência, acabam consumindo uma grande quantia para que continue sendo veiculada.
Além disso, ela não possui quaisquer previsões de correções ou adaptações no meio do percurso.
Pensando nisso, o Agile Marketing propõe campanhas interativas e não lineares, começando com uma pequena estratégia, que será adaptada ou implementada conforme o sucesso ou fracasso da campanha.
Contribuindo, também, para o sistema de aprendizado.
4. Processo de descoberta do consumidor acima de previsões estáticas.
Dentro do Agile Marketing é muito mais importante que você conheça o seu consumidor por meio do acompanhamento de seu comportamento e respostas às estratégias.
5. Planejamento flexível
Na metodologia Agile, o planejamento precisa ser flexível como um plano de batalha, afinal, é necessário que ele comporte constantes mudanças e melhorias.
Sendo assim, esqueça aqueles planejamentos anuais de 30 páginas. Aqui os planejamentos são feitos em ciclos menores, mais rápidos e objetivos, para se adaptar às constantes mudanças do mercado.
6. Responder às mudanças ao invés de seguir um plano
Com o mercado cada vez mais dinâmico e imprevisível, o Agile Marketing propõe que as mudanças sejam vistas como oportunidades para melhorar a estratégia de marketing.
Sendo assim, não é necessário, muito menos recomendado, seguir cegamente um plano de marketing.
7. Investir em pequenos experimentos ao invés de grandes apostas
Como já foi citado, a metodologia Agile incentiva o investimento em pequenos experimentos periódicos para mensurar/provar o sucesso ou o fracasso de maneira eficiente e rápida.
Assim, não é necessário envolver vários colaboradores, de todos os departamentos, para desenvolver uma campanha custosa e extremamente longa, à qual o público pode simplesmente ignorar.
Isto totaliza os 7 valores do Agile Marketing. Agora, os 12 princípios são:
1. Priorize a satisfação do cliente com entregas rápidas e contínuas de marketing que resolvam as suas dores;
2. Abrace as mudanças. Afinal nós acreditamos que uma resposta rápida é a chave para uma vantagem competitiva;
3. Entregue programas de marketing com uma certa frequência, seja de algumas semanas a alguns meses. Prefira a menor escala de tempo;
4. Um bom marketing requer o alinhamento dos empresários, com os profissionais de vendas e desenvolvimento;
5. Ofereça um ambiente confortável, suporte e confiança para manter a equipe motivada;
6. Entenda o aprendizado (implementar-mensurar-aprender) como principal medida de progresso;
7. Mantenha um ritmo de desenvolvimento constante e contínuo;
8. Aceitar o fracasso e o aprendizado com as falhas;
9. Fique atento aos fundamentos de marketing e ao bom design para aumentar a agilidade;
10. Simplificação é essencial!
Como o Agile Marketing pode transformar sua empresa
Agora que já falamos sobre os valores e os princípios do Agile Marketing, vamos às suas vantagens.
Afinal, esta metodologia exige transformações quanto à postura, mentalidade e, até, na organização do seu negócio.
Entretanto, adotar esta metodologia traz benefícios como:
Eficiência
O Agile Marketing traz muito mais eficiência para as estratégias, afinal, com os pequenos experimentos é muito mais fácil identificar falhas dentro da estratégia, o que permite uma resposta muito mais rápida, economizando recursos e possibilitando resultados positivos.
Equipe alinhada, produtiva e inovadora
Com esta metodologia as equipes precisam se reunir constantemente para poder rever planos e discutir ideias com transparência.
Isto faz com que as equipes estejam sempre alinhadas e alcancem os melhores resultados mais rapidamente.
Além disso, sem as estruturas rígidas e hierárquicas, a equipe consegue ter um foco muito maior no consumidor e ter muito mais autonomia, o que incentiva a criação de soluções inovadoras.
Maior adaptabilidade às mudanças
O Agile Marketing incentiva que as mudanças inevitáveis do mercado sejam reconhecidas como oportunidades para preparar planos flexíveis, que possam ser adaptados rapidamente, aumentando a visibilidade da campanha e reduzindo os custos ou eventuais desperdícios.
Auxilia na transformação digital
Se a sua empresa está entrando no universo digital, o Agile Marketing pode te ajudar muito. Pois esta transformação não é apenas sobre automação e uso de ferramentas digitais.
Ela vai além disso, afinal, é necessário acompanhar a agilidade do âmbito digital, coisa que o Agile Marketing pode ajudar muito.
Conclusão
O Agile Marketing é uma metodologia que exige mudanças na mentalidade, execução de processos e até na cultura de uma empresa.
Contudo, toda mudança bem sucedida precisa do apoio dos cabeças de uma empresa. Eles precisam estar engajados neste processo de mudança para que os colaboradores também entrem neste processo.
Sendo assim se você é um líder de empresa e está disposto a adotar esta metodologia, saiba que todas estas mudanças irão trazer uma série de benefícios para sua empresa.
Afinal, você terá uma equipe muito mais atenta e preparada para as mudanças de mercado, e muito mais forte devido a comunicação e o alinhamento dos departamentos.
Isto resulta um foco muito maior no cliente, ou seja, suas campanhas terão muito mais sucesso, o que aumentará a sua visibilidade dentro do mercado.
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