Branding é a gestão de uma marca com o objetivo de torná-la mais conhecida, desejada e fixá-la na mente dos consumidores, englobando ações relacionadas aos valores, posicionamento, imagem e propósito da marca. Atualmente as empresas se veem, cada vez mais, forçadas a pensar e estruturar suas estratégias de marketing com cautela, pois dentro da cultura de consumo em que estamos inseridos, as ações de marketing ecoam em alta velocidade e chegam muito mais longe.
Você quer ver alguns exemplos de um Branding bem feito? Quando você escuta a frase “amo muito tudo isso” você nem precisa de muito tempo para se lembrar do Mc Donalds. Outro exemplo são cores, se você vir as cores Laranja, Azul e Amarelo juntas, automaticamente virá em sua mente o Banco Itaú. Estes são exemplos clássicos de como um bom Branding, feito por uma boa agência de publicidade, pode fixar uma marca na sua mente!
Mas afinal, o que é Branding exatamente e quais os seus benefícios?
Branding ou Gestão de Marca é como uma empresa constrói suas estratégias de identidade e dentro disso temos o planejamento a longo prazo, criação e gerenciamento dos elementos de identidade visual, para intensificar a percepção da empresa na mente dos consumidores e potenciais clientes. O Branding entende que toda marca, grande ou pequena, precisa ser planejada, estruturada, administrada e promovida, seja pelos meios online, Branding digital, ou offline. Todos esses processos fazem parte da Gestão de Marca.
Seu objetivo principal é fazer com que os clientes estratégicos da sua empresa se conectem com a sua marca e quando isso acontece a percepção de valor deste cliente pode mudar. Em uma pesquisa, 67% dos entrevistados afirmaram estar dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles, mesmo que o preço seja mais alto, pois eles enxergam um valor real neste produto, que vai além do dinheiro.
Podemos afirmar que uma gestão de marca bem executada traz muitos benefícios, dentre eles: torna a marca mais atrativa, o que facilita a relação com fornecedores e público, além de construir um boa reputação; a diferencia dentro do mercado por meio do modo único de se expressar e se comunicar com os clientes; assegura mais valor ao negócio elevando a sua marca e produtos em algo além do tangível; conquista mais clientes que entendem a sua marca e dão valor à sua empresa e produto; facilita o trabalho da área de marketing, pois saberão exatamente o que fazer de acordo com as definições da Gestão de Marca.
Sendo assim, o Branding é responsável por transformar uma marca em uma entidade, por meio de ações estratégicas, identidade visual, tom das mensagens, entre outros fatores que fazem o target criar uma afeição pela marca e esteja disposto a investir nela, não só porque o produto é bom, mas porque a marca oferece muito mais que isto, oferece uma experiência, seja ela divertida, confiável, pacífica etc.
Como fazer uma gestão de marca
Construir uma marca é um processo complexo, por isso é recomendada a procura de uma agência de publicidade qualificada. Branding não é apenas fazer uma logo e ir para o mercado com os seus produtos, afinal sua marca precisa ter uma Identidade Corporativa forte e coerente, com valores muito bem definidos, que irão destacá-la das demais.
Gerir uma marca é olhar para a sua essência e entender do que ela é feita. Vamos usar a 3M como exemplo:
• O Propósito/Missão: nada mais é do que a razão pela qual a marca foi criada e o que se passava na mente dos fundadores. Isto normalmente se torna a tagline ou slogan da marca. A missão da 3M é “Crescer ajudando nossos clientes a vencer.”
• Promessa ou visão da empresa: a promessa ou visão é o manifesto da marca, o que ela se compromete a fazer na prática para validar a sua missão. A 3M promete impulsionar as empresas por meio de deus produtos, melhorar os lares com seus produtos e facilitar a vida das pessoas com suas inovações.
• Valores: é como esta marca pretende ser reconhecida no mercado, como um código de conduta para a marca e seus colaboradores, isto dá mais personalidade para a marca. Entre os valores da 3M, vemos: agir com honestidade e integridade, satisfazer seus clientes, respeitar o ambiente físico e social no mundo todo.
Delimitando a base da marca, vamos para os seus atributos. O que faz a sua marca se destacar na multidão? Qual o posicionamento dela?
Posicionamento
Um posicionamento é entender o mercado onde sua empresa está inserida, a demanda dos seus consumidores e como o seu produto pode se fazer relevante no meio de tantos outros. Exemplo: inovação, confiança, tradição etc.
Identidade Visual
A Identidade Visual é o rosto da sua marca, e não, não é apenas a logo da sua marca, é um conjunto de elementos:
Cores: As cores ajudam sua marca a ser mais atrativa e servem de guia para a sua comunicação, além de transmitir determinadas sensações aos consumidores como alegria, fome, segurança, entre outros e auxiliam a fixação da marca na mente dos consumidores.
Ícones, símbolos e ilustrações
Logicamente o logo é o símbolo que mais se destaca mas, além disso, temos também as ilustrações. Você pode padronizar um estilo de ilustração para usar nas suas peças, como desenhos minimalistas, ou usar algum efeito especial em suas fotos que crie este link entre as ilustrações e a sua marca.
Tipografia
Muitas das grandes marcas possuem a sua própria tipografia, como a Sony, Apple, Coca-Cola, assim quando estas fontes são usadas para qualquer outro texto você olha e já associa a fonte usada à marca, muitas vezes antes mesmo de ler o que está escrito.
Slogan
O slogan é o bordão da sua marca. Todos nós temos uma frase que não sai da nossa boca e define o nosso estilo de vida, como por exemplo “viver bem é comer bem”. Pois bem, as marcas também tem um slogan que tenta traduzir a base da empresa em uma simples frase, como dito antes. O slogan do Mc Donald “amo muito tudo isso!”, ou o da Nike “Just do it!”.
O tom de voz da sua marca
Este ponto é importante, pois se você quer tornar a sua marca mais atrativa e criar uma conexão com o seu target é necessário pensar em como ela irá se comunicar e não digo apenas os meios de comunicação, mas sim o modo como ela irá transmitir a mensagem. Certas marcas exigem uma comunicação mais enérgica como Gatorade, outras mais sérias como marcas de luxo, eletrônica, seguradoras etc., e outras precisam ser divertidas. Como definir isto? Analise o seu público, o seu produto e marca. Você quer que as pessoas se divirtam com a sua marca ou se sintam seguras? Lembre-se de adequar o tom de voz com sua marca ou ao invés de criar uma conexão, você criará estranheza.
Para concluir, vemos que o Branding é um processo bastante complexo, cheio de elementos, que quando bem estruturados conseguem aumentar a visibilidade da marca, agregar mais valor à marca e aos seus produtos e fixá-la na mente dos consumidores. Tudo isso é possível por meio de uma série de elementos que são a base para qualquer empresa de sucesso. Basicamente o que distingue as marcas dos concorrentes é a experiência que elas oferecem aos clientes. Este conjunto todo é o Branding.
Agende uma reunião com a nossa agência de publicidade e vamos fazer a gestão da sua marca juntos!