Como uma Agência de Publicidade pode te ajudar a deixar seu e-commerce muito mais humano.
O e-commerce já estava se tornando um local competitivo e bastante movimentado e com a pandemia que estamos vivendo, se tornou ainda mais saturado, pois agora, aqueles que não compravam online estão ingressando no mundo das compras online, principalmente com o fechamento das lojas físicas.
Este acontecimento incomum também desencadeou outro fator, que é a sofisticação das lojas online e com isso os consumidores também ficaram mais críticos e não estão mais dispostos a aceitar uma abordagem genérica - eles querem ter uma experiência única e personalizada. Portanto as lojas online que estão cumprindo essa demanda dos consumidores estão mais bem “equipadas” para encarar a competição.
Neste blog vamos mostrar como uma agência de publicidade pode lhe ajudar a humanizar o seu e-commerce utilizando técnicas de segmentação de público e dados das Personas.
Consumidores e seus hábitos
Com o COVID-19 nos vimos obrigados a fazer muitas mudanças e uma verdadeira revolução na maneira que consumimos. Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos que já comparam online afirmam ter aumentado suas compras devido a quarentena e este aumento representa 50% a mais em compras online para 46% dos entrevistados. Além disso, 79% compraram comida/ bebida para consumo imediato (por delivery) e afirmam ter aumentado em 50% seus pedidos (44% dos entrevistados). Quanto às categorias mais consumidas durante este período temos comida/bebida para consumo imediato liderando com 64%, seguido de farmácias (48%), outras lojas online como vestuário, games, livros etc. (45%) e por fim supermercados (45%)
Com isso, vemos a enorme mudança que nosso mercado esta sofrendo e como os consumidores estão se adaptando aos novos padrões, mas além das porcentagens temos que ter em mente, que os consumidores não são assim tão simples e objetivos. Todos eles têm preferências e querem se sentir especiais até mesmo na hora de realizar uma compra. Mas como fazer isso sendo que existem inúmeros grupos sociais e tipos de consumidores?
Segmentação do público é a resposta
Não é de hoje que os consumidores estão cada vez mais experts e rejeitam as publicidades genéricas, tanto que 48% deles usam os famosos bloqueadores de anúncios segundo a Global Web Index. Estes consumidores esperam:
• Conteúdo mais personalizado
• Processos de compra menos intricados
• Um relacionamento individual com as marcas que eles seguem
Entretanto, como saber onde estão estas oportunidades de personalização? Você achará essas pistas durante o processo de segmentação, que pode ser feito de maneira mais ampla ou específica, mergulhando nos segmentos mais complexos que você pode imaginar. Este é um meio essencial para você conseguir organizar os indivíduos com ideias semelhantes que compartilham atributos ou valores.
Cada segmento de consumidor, ou “grupo” de consumidor, exige uma abordagem personalizada, determinada pelos gostos, necessidades e motivações. O objetivo da segmentação é encontrar seus consumidores exatamente onde eles estão. Há várias maneiras de segmentar seu público:
Segmentação demográfica: mesmo a mais simples de se fazer, não é suficiente sozinha, principalmente porque os consumidores são muito mais complexos que idade, renda e localização;
Segmentação comportamental: Assim como a demográfica não é a mais assertiva. Mesmo que você consiga influenciar comportamentos por meio de uma campanha baseada na segmentação comportamental, ela será somente até certo ponto. É necessário saber alcançar seus consumidores em um nível emocional.
Segmentação atitudinal: Neste caso, e-commerce. Esta segmentação é muito mais recomendada, pois ajuda os profissionais de marketing a descobrir, detalhadamente, o que os clientes mais valorizam na hora de realizar uma compra online.
Um exemplo claro disso é que durante a quarentena, algumas pessoas estão realizando compras online com o intuito de se “recompensarem”. Observando isso, os profissionais de Marketing já veem que reforçar este sentimento de “auto recompensa” ou “amor próprio” pode ser um ponto de contato importante na hora de realizar uma compra.
Benefícios de um e-commerce mais humano
Há muitos benefícios em humanizar seu e-commerce, como:
• Atrair mais clientes;
• Ter mais reviews positivos;
• Conseguir engajar mais com seu público e se manter relevante;
• Diminuir o tempo de resposta para a ação de compra;
• Criar um relacionamento com seus consumidores que, automaticamente se tornam defensores da sua marca.
Enfim, a chave aqui é ouvir os seus clientes. Quanto mais você os ouvir e atender as demandas mais relevantes, mais você conseguirá se fixar na mente deles como uma empresa que se importa com os interesses dos consumidores. Essa adaptabilidade é muito importante atualmente para conseguir se sobressair e atrair mais público.
Concluindo, apesar do aumento expressivo da concorrência e de um mercado saturado, o lucro dentro do meio online se resume a estar em sintonia com seus consumidores e público. A Segmentação atitudinal permite que você veja as preocupações do seu consumidor, podendo amplificar isto nas funcionalidades de seu site e nas suas mensagens. Mas personalização não é apenas mostrar que você os escuta, é mostrar que você esta mudando COM eles. E lembre-se que as atitudes e hábitos dos seus consumidores não são fixos, eles são multáveis de acordo com os fatores que os influenciam no momento, por isso, mantenha-se sempre antenado ao que eles estão dizendo.