Marketing Digital para políticos
Conhecendo o assuntos
Conquistar eleitores é, certamente, uma das principais tarefas de qualquer candidato a cargo público. No entanto, isso por si só não garante um resultado satisfatório. Para ganhar a confiança das pessoas e divulgar as ideias para o máximo de gente possível, é necessário manter uma base eleitoral engajada e comprometida em votar em você. Nesse sentido, existe uma série de boas práticas que o candidato deve adotar para ganhar a eleição — tanto no mundo offline quanto no online. Neste material ajudaremos você a descobrir como conquistar novos eleitores e manter os antigos sempre motivados. Atualmente, contudo, a população exerce uma grande influência sobre o resultado da eleição. Afinal, em poucos cliques é possível divulgar as ideias de um candidato, explicar o porquê do voto e, até mesmo, falar mal do político ou disseminar notícias falsas. Isso não quer dizer, porém, que as estratégias de marketing devem ser voltadas apenas para as redes sociais. É necessário, sim, ter uma presença forte na internet. Mas ela não deve substituir o corpo a corpo proporcionado pelas visitas e participações em eventos. Resumidamente, manter eleitores motivados:
• faz com que eles divulguem as suas ideais para outras pessoas;
• contribua para o fortalecimento da sua imagem como político;
• ajuda a desmentir boatos propagados na internet;
• aumenta o número de voluntários durante a campanha;
• possibilita a divulgação de uma imagem positiva bem antes do pleito;
• colabora para um resultado satisfatório.
Até agora você entendeu a importância de engajar eleitores, mas como fazer isso de forma eficiente? Bom, antes e adotar qualquer estratégia — seja ela virtual ou não — é necessário definir algumas questões, como o perfil do seu eleitor em potencial.
Descobrir quem é o seu eleitor em potencial é uma das tarefas mais importantes de qualquer candidato.
Afinal, se você deseja conquistá-lo, primeiro é necessário saber quais são os seus principais problemas e dificuldades para, então, propor soluções. Para facilitar a sua vida, você pode fazer pequenos grupos fictícios de pessoas, como:
• mães que trabalham fora e têm filhos pequenos;
• trabalhadores rurais;
• mulheres que desejam mais espaço no mercado de trabalho etc.
Como já dissemos, a presença na internet é importante, mas não é o suficiente. Afinal, ainda existem aqueles eleitores que não têm acesso à vida online. Alcançar essas pessoas, portanto, é essencial em qualquer processo político. Vale destacar, contudo, que de nada adianta aparecer para os seus potenciais eleitores somente durante a campanha. Pelo contrário, os políticos que se fazem presentes apenas para pedir votos tendem a causar desconfiança e transmitir uma imagem ruim.
Como definir o seu Público Alvo
• INTENÇÃO DE VOTO POR IDADE
IDADE | SEU CANDIDATO |
16 A 24 | 37,4% |
24 A 34 | 28,3% |
35 A 44 | 24,8% |
45 A 59 | 22,5% |
60 OU + | 57,1% |
• POR ESCOLARIDADE
FORMAÇÃO | SEU CANDIDATO |
FUNDAMENTAL | 34,5% |
ENSINO MÉDIO | 35,8% |
SUPERIOR | 30,6% |
TOTAL | 34,8% |
• INTENÇÃO DE VOTO POR REGIÃO
REGIÃO | SEU CANDIDATO |
1 | 17,2% |
2 | 44,9% |
3 | 39,0% |
4 | 35,1% |
5 | 26,9% |
TOTAL | 34,8% |
• MAIORES PROBLEMAS DA CIDADE
ÁREA | QUANTIDADE | % |
SAÚDE | 109 | 20,96% |
DROGAS | 56 | 10,77% |
SEGURANÇA PÚBLICA | 55 | 10,58% |
DESEMPREGO | 53 | 10,19% |
FALTA DE HABITAÇÃO | 34 | 6,54% |
EDUCAÇÃO/ESCOLAS | 25 | 4,81% |
TRÂNSITO | 20 | 3,85% |
LIMPEZA PÚBLICA | 16 | 3,08% |
PAVIMENTAÇÃO | 8 | 1,54% |
ILUMINAÇÃO PÚBLICA | 6 | 1,15% |
CRECHES | 5 | 0,96% |
MUDANÇA DA RODOVIÁRIA | 4 | 0,77% |
COLETA DE LIXO | 3 | 0,58% |
• IDEIAS POR RELIGIÃO
REGIÃO | SEU CANDIDATO | |
1 | CATÓL. | EVANG. |
2 | 41,0% | 41,4% |
3 | 26,5% | 25,0% |
4 | 29,5% | 34,8% |
5 | 25,6% | 28,6% |
TOTAL | 57,1% | 56,3% |
Persona 1 | Seu Zé
65 anos, Ensino Fund. Católico, Morado do Sol, para ele a Saúde Pública é essencial pois não tem convênio médico . |
Persona 2 | Edna Soares
Diarista, evangélica, viúva utiliza transporte público, conheceu o Seu Candidato através do Hosp. Dia, ela não gostou da mudança da Rod. |
Persona 3 | Renato Nascimento
17 anos, estudante participou do Parlamento Jovem e se interessou mais por política, usa muito as redes sociais. |
Persona 4 | Osmar Silva
48 anos, Ensino Superior pai de duas meninas para ele segurança pública e combate as drogas são assuntos muito importante . |
Storytelling a arte de contar histórias
Quando estudar e conhecer o seu público-alvo, você saberá o momento e a maneira mais
acertada de investir tempo e recursos para o desenvolvimento de um storytelling. Lembrando que não existem regras para a sua criação, porém para o sucesso no uso desta estratégia se torna de grande importância apresentar assuntos que sejam seja atrativos ao seu potencial eleitor e que também crie um link com deste público com a sua história pessoal de sucesso, vitória ou solução em relação ao assunto proposto. Ao contar uma história, são despertados no telespectador gatilhos mentais. Esse é um processo totalmente psicológico e emocional que influencia diretamente na tomada de decisão do público. O Storytelling bem executado é uma ferramenta poderosa de persuasão, que tem o potencial de influenciar pessoas e grupos a confiarem tanto no enredo da apresentado quanto no interlocutor, devido a identificação pessoal que foi construída. Assim o interlocutor passa a ter a sua imagem lembrada como referência no assunto tratado o que se reflete positivamente no cenário político.
Como o storytelling influência a tomada de decisão
Você já deve ter notado no YouTube que os anúncios vêm seguindo uma tendência de história narrada por personagens. Agora vou mostrar como essa estratégia de storytelling afeta o subconsciente humano e influencia a tomada de decisão:
- Transformar histórias em ideias: Uma história bem embasada ativa partes do cérebro que permitem que o ouvinte se identifique emocionalmente e transforme a narrativa em identificação direta, logo por meio de links mentais individuais com o conteúdo este ouvinte traduz a história contada em experiência própria, graças a um processo chamado de acoplamento neuronal, ou acoplamento neural;
- Experimentar, comentar e compartilhar: Ao construir uma relação de identificação com seu público, não haverá somente a experiência do acoplamento neuronal por parte destes espectadores. A identificação com o assunto pode ser tão profunda e ir além, podendo despertá-lo a ação de comentar sobre a história apresentada e de compartilhar as ideias que fazem sentido para o contexto histórico de sua jornada própria;
- Lembrar e referenciar: O cérebro do expectador, público/eleitor-alvo libera dopamina no sistema neurológico quando experimenta um evento carregado de emoções significativas para si e o assunto passa a fazer sentido para ele. Isso faz com que lembrar e referenciar o conteúdo apresentado pelo storytelling se torne mais rápido, comum e preciso durante a vida cotidiana deste cidadão
1. A história é mais importante que as palavras por si só
A comunicação frequentemente foca em encontrar as palavras certas. Claro que palavras são importantes em algum ponto do processo. Mas a primeira pergunta que você deve ser feita é: Qual é a história que estou tentando vender? Isso é essencial? Este pensamento deveria ser o ponto de partida.
2. Priorize discursos claros e rápidos
Discursos longos são os mais fáceis de escrever. E são os mais esquecíveis, o espectador de hoje só pode lidar com uma certa quantidade de informação antes de perder o foco. Transmita o conteúdo essencial sem rodeios de maneira transparente.
3. Empatia é a chave
Apenas conhecer seu público não basta. “Você precisa enxergar o mundo como o seu expectador o vê”. Como o mundo é quando está no lugar dele?
Deve se utilizar uma linguagem simples para que o público tenha capacidade de compreender e interiorizar a mensagem que está sendo transmitida.
4. Não há persuasão sem inspiração
Emoção é o elemento chave mais importante para motivar o público. “A melhor maneira de se conectar com as pessoas é através de histórias importantes que motivem suas vidas”. É claro que nós, humanos, amamos estas histórias e as conexões de lembranças que elas nos trazem, com certeza você também é inspirado por alguém. Aprenda a contar a sua história e cimente-a com fatos, anedotas e lógica.
Dica: Tenha sempre uma estratégia clara ao desenvolver seu storytelling. Pense da seguinte maneira: HISTÓRIA + ESTRATÉGIA = SUCESSO!
Mídias sociais na política, um novo formato de campanha
Paralelamente às estratégias off-line, é essencial que a pessoa pública e a sua equipe construam uma presença forte e coerente na internet antes mesmo do pleito. Afinal, uma militância digital motivada e engajada é capaz de multiplicar o alcance e o impacto das suas mensagens.
A essência disso é que o candidato se mostre cada vez mais presente e acessível por fazer parte da realidade do seu eleitorado, assim, não serão conquistados apenas votos, mas serão conquistados cidadãos interessados em sua trajetória política. Nesta relação não valem os antigos clichês comerciais, neste lugar o candidato precisa mostrar a transparência com que trabalha, para construir relações e crescer em seu planejamento com base em sua trajetória de vida. Isso faz com que os cidadãos o vejam muito além de seu número e sigla partidária, esta construção faz com que seu público saiba quem ele é e como chegou ali.
O contato direto com a população permite ao político a elaboração de propostas baseadas na realidade, com estratégias que tornam sua campanha possível. Os cidadãos se tornaram mais exigentes e o candidato hoje tem a posição de apresentar projetos coerentes, ou seja, não basta pegar o microfone e falar na paz mundial, como as misses. Ao encarar a urna, o eleitor não vai escolher seu candidato só pelos santinhos jogados na rua ou pelo jingle que não sai da cabeça. As redes sociais alavancaram o marketing político e criam a possibilidade de otimizar as ações por meio do marketing político digital e permitem passos mais significativos na direção de uma sociedade mais unificada onde o político é cidadão e o cidadão é político.
1. Confie nos horários nobres e na frequência correta
A primeira dica é em relação ao horário em que você publica suas postagens na rede social e a frequência de publicações. No painel administrador, nas estatísticas de alcance, você encontrará os horários em que suas publicações são mais frequentemente visualizadas e o número de seguidores. Confie nestes horários mostrados pela ferramenta e publique as postagens com duas horas de antecedência dos melhores horários.
2. Convide os seguidores a participar ativamente - Faça perguntas
Você precisa chamar a atenção de seus seguidores, certo? Uma das maneiras mais simples de fazer com que ele tenha a atenção no conteúdo de suas postagens é fazendo uma pergunta. Vamos supor que está em votação algum projeto de lei, explique o projeto e peça opiniões dos eleitores internautas. O importante aqui é incentivar a interação e identificar qual é a linguagem mais assertiva e qual o tipo de conteúdo que mais atrai seu público/eleitor alvo. Acredite: seus seguidores querem sim, interagir com suas publicações. Só é preciso que seja encontrada a melhor maneira de convidá-los a esta ação por meio de conteúdos relevantes nas publicações – quanto mais assertivo, criativo e coerente com a realidade o post, melhor.
3. Responda a comentários – Use da personalidade
Da mesma forma que você pode incentivar a interatividade dos seus seguidores, a sua página só tem a ganhar quando você responde aos comentários deixados em suas publicações. Uma resposta cativante faz com que o cidadão se sinta importante e mostra o quanto é atencioso com seu público – mesmo que seja um breve agradecimento acompanhado de um emoji. Isto vale também para comentários negativos, ou dúvidas mais sérias acerca dos conteúdos de suas publicações. Lembre-se também de que sempre que houver alguma reclamação, você pode pedir ao usuário que envie uma mensagem privada com informações mais detalhadas.
4. Saiba criar conteúdo que também divirta e atraia
Mescle as publicações com fatos engraçados, situações corriqueiras, para mostrar que você tem uma vida normal, assim como qualquer outro cidadão, simplicidade é a palavra. Promover curiosidades sobre a cidade e os pontos positivos que ela apresenta aos cidadãos pelo seu olhar pode ser muito interessante. Lembre-se: Publique conteúdos relevantes que criem pontos de conexões emocionais com as pessoas!
5. Produza conteúdo em vídeos – eles têm maior alcance!
Vídeos são a mídia com maior sucesso no Facebook, seu alcance é quase duas vezes maior que o de imagens. Ou seja, se você já possui um canal do YouTube ou algum material que possa usar na sua página do Facebook, não perca tempo. Publique-o já!
6. Mostre seu cotidiano
Uma das formas de incentivar o engajamento e construir uma página com ainda mais personalidade é mostrar o que acontece no dia-a-dia. Sempre que estiver com alguma pessoa influente ou até mesmo com um eleitor engajado, faça uma selfie ou um vídeo com esta figura, explique as circunstâncias e as motivações do encontro, explore os assuntos tratados de relevância pública, as soluções discutidas e ou as lições aprendidas. Houve algum acontecimento especial, evento, visita, novidade ou mudança na rotina? Conte para os seus seguidores! É uma forma de fazer com que eles se sintam mais ligadas a você.
Objetivos
• Criar conexão com a população, contando um pouco de sua história de vida, trajetória ou até mesmo mostrando um pouco do dia-a-dia. Mas principalmente conte o que te move. Que paixão inspira tua história? O que arde dentro de você? Jamais perca o contato com esse núcleo pulsante. É o que dará vida a sua jornada.
• Credibilidade, coloque-se na pele do cidadão e imagine como você se sentiria no lugar dele com relação aos seus temas abordados.
• Importante é incentivá-los a comentarem nos posts, peça para marcarem um amigo, ou que compartilhem seus posts.
• Faça perguntas, peça para sugerirem pautas, temas e ideias.
• Responda a todos os comentários, de preferência com personalidade.
• Divulgue todas as ações que está envolvido, eventos, projetos de leis e as novidades para a população de preferência em primeira mão.
• Divulgar os canais para população pedir ajuda ao seu gabinete.
• Não queira passar a imagem de perfeito, as pessoas se identificam com pessoas que arriscam tudo e sofrem para alcançar seus objetivos. As pessoas se conectam muito mais com pessoas “normais” do que com os que passam uma imagem de perfeito ou livre de falhas.
A era digital do Marketing Político
Importância do Marketing Digital
O marketing digital voltado para a política pode apresentar resultados mais expressivos do que as mídias tradicionais. Afinal, diferentemente de outros meios de comunicação utilizados, as plataformas online proporcionam alcance direto ao público com possibilidades muito mais amplas de relacionamento. Isso significa que você pode encontrar e transmitir mensagens para pessoas de diferentes classes sociais, idades, visões políticas e tradições, e apresentar as suas propostas convertendo-as em eleitores ao construir este relacionamento.
Apostar nas mídias sociais
Erra quem pensa que as mídias sociais servem apenas para perder tempo e conversar com amigos e parentes. Tenha em mente que as pessoas também fazem uso destas ferramentas para ganhar dinheiro, adquirir conhecimento, comentar e discutir assuntos que concernem ao trabalho e à política. Para tirar proveito deste espaço e obter os resultados almejados, no entanto, deve-se direcionar os investimentos em ações para o público alvo correto. Retomando os perfis que foram traçados no exercício de “definir o seu público alvo” logo acima. Complemente as informações e entenda a real necessidade de absorver os costumes destes eleitores e dos eleitores em potencial. Use a inteligência das ferramentas de gerenciamento das redes sociais para atingi-los, permitindo que as mensagens sejam recebidas pela audiência planejada.
Usar o e-mail marketing para um público segmentado
O uso de e-mail marketing pode ser uma boa solução para ampliar suas possibilidades de comunicação. Embora possa parecer difícil para candidatos políticos, é fundamental construir uma lista de e-mails para que a campanha política seja mais eficiente também por este meio de comunicação. Uma vantagem na utilização dessa ferramenta está na possibilidade de medir com precisão quantas pessoas estão interagindo com ela e quais são os resultados, além de poder enviar ao eleitorado conteúdos mais extensos sobre os objetivos propostos pela campanha.
Utilizar vídeos para contar a sua história
Já conversamos um pouco sobre como construir um storytelling que tenha relevância em sua estratégia de campanha. Assim transcorremos também sobre os conteúdos das redes sociais, e como deverá ser a construção de conteúdo destes canais mesclando, textos, humor, vida pública, cotidiano, projetos, e assim por diante ...
Agora trataremos sobre alguns temas de aplicabilidade estratégica nos vídeos que irão compor toda essa gama de possibilidades estratégicas que em conjunto conquistam a confiança do eleitor nas redes sociais. Os conteúdos sugeridos a seguir não necessariamente devem se restringir a vídeos, mas seria assuntos que podem ser muito melhor explorados neste formato.
Temas sugeridos para o desenvolvimento de vídeos:
• Quais são os seus valores pessoais? Com quem ou como os aprendeu?
• Quais motivos levaram você a escolher a vida pública?
• Quais são as suas propostas e por que as defende?
Responda essas perguntas em forma de séries, de maneira fragmentada e objetiva, demonstrando suas características pessoais e públicas com transparência.
Lembre-se também, de utilizar uma linguagem emocional para conquistar as pessoas, isso contribui para o sucesso do storytelling.
Ademais, pense sempre em gravações curtas para que possam ser rapidamente entendidas e compartilhadas, além de evitar ser enfadonho. em outras palavras, tente ser pessoal, retirando do seu discurso as velhas formas de se comunicar que já não funcionam mais neste mundo interligado e dinâmico da comunicação instantânea.
1. Pesquise para definir com assertividade o perfil do público/eleitor-alvo e o relacione com seus projetos e propostas;
2. Escolha dentro da estratégia política escolhida, qual linguagem será adotada (anote expressões e jargões do político). E quais serão as principais propostas e temas abordados.
3. Defina quais canais online de comunicação que serão mais utilizados e não os abandone. Frequência é essencial para construir uma relação de confiança com o público;
4. Conceba em conjunto com a equipe um cronograma de postagens que alimente de informação seu público (blog, redes sociais etc.);
5. Cogite a ideia de criação de um site para a campanha. Neste canal explore o espaço com informações mais detalhadas sobre as propostas que traz em sua campanha. Deixe disponível e acessível todo o material relevante, desde vídeos, fotos, artigos, blogs, links de publicações de interesse público, estudos e estatísticas que pretende demonstrar ao eleitorado. Por que não disponibilizar aos eleitores cadastrados por este canal seu material publicitário de campanha como adesivos prontos para impressão, layout de camisetas e cartazes;
6. Contrate um CRM, esta ferramenta se traduz na inteligência por trás do relacionamento com o público. Uma vez elaborado o funil de relacionamento e configurado nesta ferramenta ela irá entregar a informação de acordo com a programação estratégica pré estabelecida.
7. Mobilização. Convide seu público a ações conjuntas de interesse público relacionada com a sua proposta. Quem é que não gosta de uma boa causa para lutar em conjunto?
O essencial é começar a trabalhar a sua imagem off-line bem antes do pleito e assim ganhar a confiança da população aos poucos. A seguir, confira algumas estratégias eficazes para engajar as pessoas na “vida real”.
Proporcione um bom atendimento em seu gabinete
Saiba que proporcionar um bom atendimento é a chave do sucesso para qualquer carreira em qualquer área. Afinal, as pessoas que visitam os gabinetes políticos possivelmente já se relacionaram com esta figura pública e ou até mesmo já confiaram seu voto a ela. Dessa forma, se os cidadãos forem bem atendidos com plena atenção e ouvidas com cuidado, é provável que saiam mais satisfeitos por terem confiado seu voto ao candidato correto, o que aumenta o engajamento e a promoção positiva boca a boca do trabalho realizado pelo eleito.
Mantenha uma relação próxima com os líderes comunitários
Via de regra, os líderes comunitários são pessoas que têm influência na região em que atuam. Afinal, foram eleitos como representantes de uma comunidade. Dessa forma, é preciso mapear os bairros e regiões onde encontram-se a maior parte do público/eleitor-alvo. Feito isso, é interessante das atenção aos líderes locais agendando visitas nesses locais a fim de estreitar os laços e firmar parcerias duradouras. Quando o líder comunitário tem ideais e propósitos alinhados a proposta de campanha o candidato, as chances de vitória naquela região aumentam significativamente. Lembre-se de que um líder exerce influência local e, como consequência, os cidadãos daquela localidade tendem a segui-lo devido a relação de confiança já conquistada anteriormente.
Frequente os mesmos lugares que o seu eleitor
Para criar proximidade com o eleitor e, consequentemente, engajá-lo, o candidato precisa mostrar-se presente e acessível. Uma ótima forma de fazer isso é frequentando os mesmos locais públicos onde o público/eleitor-alvo transita. Lembre-se sobre a importância de traçar um perfil detalhado deste público, conforme exemplificado anteriormente neste e-book. Sabendo quem ele é, fica fácil descobrir os lugares de seu interesse. Marque presença.
Conclusão
Como pudemos ver, engajar eleitores demanda planejamento e muita boa vontade. No entanto, este esforço inteligente é essencial para alcançar a vitória no pleito. Assim a produção de um material rico e de qualidade, seja ele redação de artigos, vídeos, textos, blogs opinativos sobre um tema de apelo popular, temas que comtemplem a história de sua jornada, um candidato consegue atingir em cheio aos objetivos estratégicos de sua campanha.
Podemos afirmar então que um dos objetivos de campanha é a educação do eleitorado. Com a publicação de material de qualidade, o candidato consegue expor qual a importância de seus projetos, explicar o porquê de seus posicionamentos políticos, o porquê votou contra ou a favor de um projeto específico na Câmara, mapeando o comportamento do eleitorado para assim desenvolver o relacionamento com o eleitor.
Outro grande objetivo que deve ser destacado é a propagação positiva da imagem do candidato. Bons conteúdos tendem a ser compartilháveis nas redes sociais, pois apresentam o político e suas propostas com clareza e assertividade. Mais um objetivo a ser almejado ao desenvolver uma campanha é a condução de eleitores ao nível de multiplicadores. Eleitores engajados e motivados levam para a comunidade informações sobe as propostas e projetos ao redor daquela campanha e até mesmo daquele mandato.
Como deu para notar, a chave do marketing político é comunicação seja durante as eleições ou depois, este é o segredo que irá converter o eleitorado em uma militância engajada e comprometida.