O Coronavírus interrompeu nossos planos, rotinas e criou um “novo normal”, onde estamos constantemente reavaliando o novo cenário e as mudanças que acontecem nele. Junto com a mudança do cenário, vem as mudanças nos hábitos de compra dos consumidores e estas adaptações ocorrem de acordo com as suas necessidades e o seu emocional.
Todas estas mudanças, caos e incerteza, desafiam as empresas a se adaptar o mais rápido possível para atuar neste novo cenário. Muitas vezes, mudanças repentinas assim acabam colocando a construção de valor de sua marca em jogo. Neste artigo vamos mostrar como você pode se adaptar e se manter relevante durante este período e no pós-crise.
O “novo normal” e as mudanças nos hábitos de consumo.
Por causa da pandemia nós fomos forçados a mudar e interromper muita coisa, tivemos que evitar sair e, principalmente, não juntar aglomerações para evitar a propagação do vírus. Isso forçou muitas pessoas a praticar o isolamento social, o que resultou em uma mudança radical nos seus hábitos de consumo, principalmente porque 78% dos brasileiros está saindo apenas para comprar necessidades e 23% está fazendo Home Office para evitar ainda mais a quebra da quarentena. Tudo isso tem consequências para o mercado, afinal, as pessoas brecaram o consumo de alguns supérfluos e começaram a focar no que era essencial: artigos de higiene (principalmente) e alimento.
Todas estas mudanças desencadearam um movimento forte de digitalização, pois restaurantes, mercados e lojas, precisam continuar vendendo para sobreviver, mas se os consumidores estão evitando ir às lojas, então as lojas precisam ir até os consumidores. Nisso, lojas online, encomendas por Whatsapp e o famoso ifood, vieram para ajudar muitos estabelecimentos e esta migração para o digital fica clara quando vemos que as compras online em supermercados aumentou em 233% durante esta pandemia. Este é mais um dos novos hábitos dos consumidores atualmente.
Outros hábitos incluem o aumento do consumo de snacks e comidas rápidas, pois os clientes preferem ir ao mercado escolher suas verduras, legumes e frutas. Também mudaram os hábitos ligados ao bem-estar, pois como muitos não podem ir às academias, eles estão preferindo comprar seus próprios equipamentos e acompanhar via whatsapp aulas oferecidas pelas academias que frequentam, ou investir em um exercício físico de baixo impacto como pilates e yoga, que teve um aumento de 387% em compras. Entretanto, há um segmento que sempre está em alta: eletrônica e entretenimento. Com a digitalização, muitos se viram precisando atualizar-se, o que gerou um aumento de 169% nas vendas de laptops. Já a demanda de entretenimento fica clara com o aumento de vendas de vídeo-games, jogos e o flood (enchente) de TikToks, atualizações nos Instagram, Podcasts e Streamers. Isto mostra um pouco do novo normal em que vivemos e os novos hábitos que vêm com ele, mas como uma marca sobrevive a todas essas adaptações?
Como se manter relevante nesse novo mercado
Neste momento, é importante rever o seu posicionamento e evitar ser omisso ou oportunista neste período, pois ser omisso denota uma imagem de negligência e oportunista soa como se a sua empresa estivesse querendo lucrar em cima de um momento delicado. O ideal é você usar sua marca, não só para divulgar os seus produtos, mas para amplificar a mensagem que você quer transmitir, afinal, os consumidores esperam se conectar com as marcas que consomem e acham que, durante este período, uma mensagem tranquilizadora é uma abordagem muito melhor do que o humor, então, vá além de divulgar produtos, mostre que você tem empatia pelos seus consumidores e está do lado deles durante este período.
Concluindo, podemos ver que esta situação gerou muitas mudanças inesperadas, interrompeu muitas rotinas e projetos, forçou os consumidores a se adaptar e criar novos hábitos de consumo, o que, por consequência, levou empresas a se adequar a este “novo normal”. Mas além disso, elas vêm a necessidade de ser mais humanas com seu publico, para conseguir mantê-los e atrair novos clientes. Enfim, durante este período, ache meios de se adaptar e lembre-se que a empatia com o público é fundamental. Mostre que você não é só uma marca e sim, que se importa com o bem-estar dos seus consumidores.
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