Vivemos em uma era onde a competitividade dentro do mercado é extremamente acirrada, todos querem ter o seu espaço e sair na frente da concorrência, mas para que isso aconteça, a elaboração de uma estratégia forte se faz necessária, e esse tem sido o maior desafio para uma agência de publicidade, aumentar o retorno dos investimentos (ROI) e ter vantagem sob a concorrência. Por isso, muitos profissionais da comunicação estão se tornando adeptos do Marketing de Diferenciação, para definir uma vantagem competitiva para seus clientes. Para entender melhor, vamos ver o que é o Marketing de Diferenciação e o que ele abrange.
O que é o Marketing de Diferenciação e como ele funciona?
Podemos definir o Marketing de Diferenciação como um conjunto de estratégias de comunicação que fornece destaque a uma marca ou empresa por suas particularidades competitivas, além de agregar mais valor, fazendo o consumidor enxergar os benefícios que ele terá com a compra, e contribuindo para que ele fique mais predisposto a adquirir o seu produto. Sendo assim, o preço não é um fator determinante na hora da compra, mas sim o valor percebido pelo cliente.
Há diversas vantagens que podem ser utilizadas para criar diferenciação como: segmentação de clientes, lançamento de produtos inovadores, posicionamento dentro do mercado, campanhas promocionais ousadas, preços diferenciados, qualidade do produto etc.
Portanto, o Marketing de Diferenciação está diretamente ligado à imagem de uma empresa e o aspecto que ela escolhe para diferenciar-se dos demais, seja ele um preço mais acessível, uma qualidade premium ou até mesmo produtos extremamente inovadores. Isso aliado à uma boa estratégia de comunicação, agrega valor a marca e auxilia na hora da venda, pois o consumidor estará mais disposto a pagar pelos benefícios que o seu produto oferece. Ninguém compra um iPhone apenas porque é um smartphone. Compra porque ele oferece várias funções para o usuário além de uma sensação de status.
Acrescentando o Marketing de Diferenciação em sua estratégia
Não existe uma fórmula exata para o marketing de diferenciação, mas há algumas estratégias que se encaixam em determinados setores. Confira algumas dicas:
Segmentação de mercado: Usar a mesma estratégia para os mais diversos públicos não é o mais indicado, afinal, diferentes pessoas poderão adquirir o mesmo produto, entretanto as motivações podem ser diferentes e por isso a segmentação é recomendada. Assim, os nichos são separados de acordo com suas características em comum para que a comunicação seja diferente de um para outro. Se você, por exemplo, tem uma empresa de laticínios e precisa vender para o público de 20 a 30 anos e também para a 3ª idade, você irá adequar a mensagem para cada um desses segmentos.
Posicionamento da sua empresa no mercado: Após definir o segmento, é importante analisar o seu posicionamento no mercado e para isso é importante fazer um levantamento de dados relevantes do consumidor final e para obter estes dados a Pesquisa de Mercado é extremamente útil e recomendada, pois ela mostrará em quais táticas de divulgação investir, como elaborar uma comunicação visual adequada e como você está em relação aos seus concorrentes.
Seja inovador: Inovação é algo muito requisitado atualmente, afinal, os consumidores estão cada vez mais detalhistas e exigentes. Inovação te ajuda a se destacar da concorrência. Invista em parcerias que ofereçam inovação para a sua marca, torne a rotina dos seus colaboradores mais interessante e estimulante ou invista no pioneirismo, lance um produto ou serviço inédito, isso fará você sair na frente da concorrência!
Invista em Conteúdo: Não adianta lançar um produto inédito, ter um posicionamento impecável ou querer ser visto se você não comunicar, por isso, é importante investir no conteúdo da empresa. Escute as Personas da sua empresa, aprenda os seus interesses e as palavra que surtem maior impacto, mas acima de tudo, conte com profissionais capacitados da área de comunicação para isso. Eles irão criar o conteúdo ideal para falar com o seu público, como peças para o ambiente digital e o offline, além de blogs e outras plataformas onde sua persona se encontra.
Podemos concluir que o Marketing de Diferenciação é uma técnica que vale o investimento, tanto pra ações tradicionais como no marketing digital pois além de agregar valor à sua marca e torná-la mais conhecida, também dá vantagem competitiva em comparação aos concorrentes, fazendo com que você se destaque pela particularidade da sua empresa e isto é o que muitas empresas procuram, principalmente em um mundo totalmente conectado.
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