Com os últimos acontecimentos em nossa sociedade e os movimentos sociais para fazer do mundo um lugar com mais igualdade e, principalmente, respeito, vemos que a publicidade tem um papel importante, pois ela tem um poder de transmitir mensagens para um grande número de pessoas com uma velocidade enorme. E as marcas que investem na representatividade, ações solidárias e outros movimentos em prol do bem-estar da sociedade ou meio ambiente, acabam sendo lembrada positivamente pelos consumidores. Por isso, neste blog falamos sobre o conceito de Marketing Social e como a sua marca pode fazer a diferença ajudando a sociedade e ainda ganhar pontos com o seu público!
O que é o Marketing Social?
O Marketing Social surgiu na década de 70 quando dois nomes importantes do Marketing, Philip Kotler e Gerald Zaltman chegaram à conclusão que as técnicas do Marketing tradicional podiam ser aplicadas para “vender” ideias, atitudes e difundir comportamentos na esperança de chamar atenção ou erradicar problemas sociais como: saúde, educação, nutrição e qualidade de vida.
Sendo assim, basicamente, o Marketing Social tem o objetivo de convencer o target de uma determinada marca a colaborar com a solução dos problemas, tomando determinadas atitudes, sendo solidárias ou até contribuindo com trabalhos sociais.
Hoje as marcas investem no Marketing Social para ir além e dar voz a muitos grupos sociais marginalizados, ser uma ferramenta de representatividade e quebrar paradigmas na tentativa de conscientizar e difundir o respeito em nossa sociedade. Além disso, outra pauta constantemente debatida é o meio ambiente, por isso vemos muitas marcas investindo em embalagens com menos impacto no ecossistema e incentivando mudanças de atitudes, como o uso de canudos de papel ou aço inoxidável. Isto é outro exemplo claro de Marketing Social, onde as empresas difundem ideias e atitudes para solucionar um problema.
O público não quer mais uma empresa que faça somente vendas de produtos, ele quer marcas mais humanas e comprometidas com a sociedade e o meio ambiente. Isto mostra o valor da marca para os consumidores e os conquista, fazendo até com que muitos façam mudanças na maneira de agir e pensar, para ajudar positivamente a sociedade.
Exemplos de Marketing Social
Médicos sem Fronteiras: é uma organização humanitária internacional que leva cuidados médicos para povos em crise, como guerras, miséria, desastres naturais e fome extrema.
Criança Esperança: é um projeto social da Rege Globo em parceria com a UNESCO, para conscientizar a população sobre a vulnerabilidade de muitos jovens e crianças brasileiras. Eles mobilizam o público para fazer arrecadações, que vão para diversos projetos sociais.
McDia Feliz: o Mc Donald é conhecido por ter ações sociais não só aqui no Brasil, mas internacionalmente. Aqui, a mais famosa é o McDia Feliz, onde no dia pré-determinado, o dinheiro levantado nas vendas do famoso Big Mac vai para instituições que ajudam crianças e adolescentes com câncer.
Florestas Ypê: este projeto da marca de detergentes Ypê em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica tem como objetivo o reflorestamento dessa região do país, com espécies nativas dela e ainda gera novos empregos para as comunidades locais, além de desenvolver a educação ambiental daqueles que participam.
Aliados Pelo Respeito Bradesco: o Bradesco dá voz para a comunidade LGBTI+ com objetivo de gerar conscientização sobre esta comunidade, quebrando estigmas e pregando que todos merecemos respeito, independente do que somos.
Projeto Dove pela Autoestima: um projeto da famosa marca Dove, para ajudar os jovens do mundo todo a terem mais auto confiança e a trabalharem mais sua autoestima, oferecendo meios para adolescentes, escolas e até grupos de jovens se educarem sobre estes assuntos.
A importância e benefícios que o Marketing Social trazem para sua marca
O Marketing Social é muito importante, pois neste momento em que vivemos, apresentar seus produtos/serviços, preço diferenciais competitivos etc., não é o “suficiente”, é preciso encontrar novas maneiras de se destacar dentro do mercado. O público, como dito anteriormente, quer marcas mais humanas e comprometidas, por isso aquelas que investem nesta ferramenta de Marketing ganham uma grande vantagem mercadológica, que é a conquista de seus clientes, pois o Marketing Social é a chave para chamar a atenção e cativar esta nova gama de consumidores.
Esta técnica, quando bem executada, além de destacar a sua marca da multidão melhora a sua imagem, pois o público valoriza muito as marcas que possuam alguma participação social e usem sua voz para tentar transformar o mundo em um lugar mais solidário e humano para todos.
Como fazer Marketing Social
Esta é a parte delicada, pois para engrenar numa causa social é necessário avaliar os valores da sua marca, assim a causa não estará fora do escopo da sua empresa. Por exemplo: se você é uma marca que preza pelo meio ambiente e pela sustentabilidade, tente difundir isso junto ao seu público com mensagens de conscientização e mudanças de atitudes. O que não é recomendado é uma marca apoiar causas que não tem nada em comum com seus valores, como uma empresa de tabaco apoiar uma causa social em prol da saúde. Isso soa contraditório na mente dos consumidores.
Vamos analisar os passos para implantar o Marketing Social:
1- Avalie seus valores: isso deve vir em primeiro lugar, para poder escolher uma causa dentro do escopo da sua marca;
2- Escolha a causa: escolha uma que esteja alinhada aos valores da sua empresa e apoie uma de cada vez, assim você terá mais foco na hora de estabelecer o plano de ação
3- Plano de ação: o que você irá fazer para ajudar? Arrecadar o dinheiro das vendas, será a voz do movimento, organizará eventos para conscientização? Há muitos meios de agir, mas o ideal é ver o que melhor se encaixa à causa.
4- Invista em campanhas: é muito importante divulgar a sua ação, até para atrair mais pessoas e até oportunidades de parceria à causa, então, separe parte do orçamento para isso.
5- Engaje seu público: comunique-se com ele para poder mostrar o valor da sua marca. Além disso, é importante estabelecer este canal de comunicação para difundir as mensagens da sua causa.
Conclusão
Como você pode ver o Marketing Social é uma poderosíssima ferramenta de comunicação, pois ele vai muito além de uma venda, ele faz a marca mostrar seus valores e o seu lado humano ao público, o que faz com que outras pessoas sejam atraídas e criem uma empatia com a sua empresa ou negócio, melhorando assim sua imagem, o engajamento com o público e ainda ajuda a transformar a sociedade em um lugar inclusivo, com mais respeito e qualidade de vida!
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