Você já deve ter ouvido falar sobre essa famosa e conhecida ferramenta utilizada no universo do marketing digital: o Remarketing ou Retargeting.
Para que serve?
O Remarketing é uma ferramenta muito popular criada pelo Google Adwords, na hora de exibir anúncios de produtos/serviços que o usuário tenha interesse. Esses anúncios são encontrados em blogs, redes sociais, sites e outros portais online que são vinculados à rede de display do Google.
Como funciona?
Quando um consumidor acessa um site com um interesse em comprar algum produto, mas não finaliza a venda, o Remarketing – anúncios – relembra sobre o produto pesquisado em outros sites e redes sociais que o usuário acessa, potencializado a conversão (venda) a ser realizada.
Muitas pesquisas apontam que 90% dos consumidores, não realizam uma compra no primeiro acesso. Assim, com o Remarketing, as chances daquele usuário retornar para o site de compras visitado anteriormente, aumentam de maneira considerada.
Um exemplo: Um cliente pesquisa um carro seminovo na internet, logo, encontra o seu site - uma concessionária – se interessa em um carro “X”, mas não finaliza a venda. Talvez ele tenha saído do seu site e acessado outros em busca de outros valores, ou gostaria de analisar melhor o carro antes de finalizar a compra.
Algum tempo depois, ele entra em um site de notícia para conferir a previsão do tempo, e o anúncio da sua empresa sobre o carro que ele se interessou, está lá. Depois, ele acessa suas redes sociais, encontra sua empresa mais uma vez. Resultado: A chance de ele voltar para o seu site e finalizar a compra do carro, aumentaram duas vezes mais.
Continuando o exemplo: O Remarketing não serve apena para venda primária, mas também para fidelização do cliente. O consumidor do exemplo acima, comprou o carro da sua empresa, e agora? Ofereça para ele promoções de serviços de pós-vendas, e após um tempo, estampe um anúncio sobre condições imperdíveis na troca de carro seminovo para um 0km.
Além da venda, existem outras vantagens em utilizar o Remarketing:
Captura de dados de contato: Através dos anúncios de remarketing, você pode conseguir dados de contato dos usuários através do preenchimento de formulários, assim, é possível incluir esses dados na lista de disparos de e-mail marketing, e outras ações desses contatos de clientes em potencial da empresa.
Tráfego o site da empresa: Talvez no segundo acesso, o consumidor ainda não finalize a compra, mas calma! Ele conhece a sua empresa e seu site, tem interesse pelo seu produto, e se ele voltou, as chances de venda são muito altas.
Melhor segmentação: Chega de desperdiçar dinheiro investindo em propaganda para clientes que não irão ser convertidos! O Remarketing possibilita mostrar seu anúncio exatamente para os consumidores que tem interesse no seu produto/serviço.
Fortalecimento da Marca: Como no exemplo que aplicamos acima, mesmo depois de conseguir realizar a venda, é importante que o cliente sempre “lembre de você”, por esse motivo, o Remarketing colocará a sua empresa de forma sempre presente para o usuário.
Resumindo:
Agora que você já sabe o que é Remarketing, para que serve e quais são suas vantagens, iremos apresentar os processos que o consumidor passa durante a utilização desta ferramenta:
Consciência: O Consumidor começa a pesquisa na internet, mesmo sem ter a intenção de realizar a compra. Ex: Em busca de em carro seminovo.
Consideração: Após a pesquisa ter sido realizada, o usuário está cogitando realizar a compra. Ex: Conhece o site da sua empresa (concessionária), se interessa por um carro, mas não finaliza a compra.
Compra: A conversão é realizada e a compra finalizada. Ex: Após o Remarketing o consumidor volta para o site da sua empresa, e realiza a compra do seminovo pesquisado anteriormente.
Fidelização: A intenção agora, é focar em uma nova conversão. Ex: Após o cliente comprar o carro seminovo, passa a receber promoções de serviços de pós-vendas.
Gostaria de utilizar o Remarketing para sua empresa? Entre em contato com a nossa agência de publicidade, pois nós podemos te ajudar!