Como uma Agência de marketing digital pode te ajudar a mensurar a percepção dos seus clientes.
Não importa o quão boa você acha que sua marca seja, quando o verdadeiro veredicto está na opinião do seu público. Por isso, muitas marcas centradas no consumidor estão trabalhando duro para se manter atualizadas sobre o mercado, o que as ajuda a permanecer relevantes, antecipar os riscos e maximizar o retorno dos seus esforços de Marketing.
Para uns, é óbvio que, uma marca que possui muitas avaliações positivas do público tem resultados favoráveis, comparada a uma que não possui avaliações positivas, mas o que não é tão óbvio assim é como mensurar estas percepções e, às vezes, ter uma Agência de Publicidade pode ajudar muito nesse aspecto.
Vamos discutir aqui, o que são essas percepções e suas nuances, porque elas são relevantes e como mensurá-las.
O que são as Percepções dos Clientes?
Vamos começar pela Percepção Desejada. Certeza que você tem uma expectativa quanto a percepção do público, sobre a sua empresa, não é? Você provavelmente quer que pensem bem da sua marca, que ela é inovadora, confiável, possui alta qualidade, entre outros. Esta é a Percepção desejada e um dos guias do Planejamento de Comunicação, pois ele irá transmitir os valores da sua marca, de modo a valorizar sua empresa nas suas peças, para conseguir “convencer” seus consumidores ou target que sua marca/empresa é tudo aquilo que você mostra, para obter uma Percepção positiva dos Clientes.
Agora, a Percepção dos Clientes, como você já deve ter deduzido, é o que os seus clientes e potenciais clientes pensam sobre a sua marca. Mas nem toda opinião tem valor para a marca, e para analisar devidamente a Percepção dos Clientes é interessante separá-las em dois grupos:
1) Opinião sobre sua marca e concorrentes, exemplo: sua marca é confiável, pois sempre entrega produtos de qualidade;
2) Opiniões sobre aspectos de vida e sobre eles mesmos que podem influenciar os comportamentos de compra, exemplo: seus consumidores possuem uma vida agitada e precisam de produtos focados na praticidade, sua marca oferece produtos pertinentes, mas infelizmente não são práticos, e isso irá influenciar na percepção deste cliente.
Estes dois grupos de pensamentos e sentimentos podem afetar a capacidade da sua marca de atrair novos clientes e até de manter relacionamentos frutíferos com seus clientes atuais.
Mas por que a Percepção do Cliente é tão importante?
É importante prestar atenção no que seu cliente pensa, principalmente porque as suas percepções são influenciadas pelo mundo em que ele esta inserido, ou seja, as grandes mudanças globais que estamos enfrentando possuem uma enorme força de influenciar os hábitos deste consumidor, mas não são somente estes enormes divisores de águas que influenciam a Percepção do Cliente, pois pequenas coisas como: rotina, valores, comportamento e novas tendências de compra podem influenciar a opinião deste cliente. Se atentar a tudo isso é importante para entender como seu consumidor está se sentindo. Já disse Kanika Bali, estrategista digital de uma agência líder de marketing e publicidade: “O cliente decidirá quais marcas serão lembradas e quais serão esquecidas após esse período. Então esteja lá para eles.”
Uma pesquisa da Global Web Index mostra que os consumidores estão adotando uma "mentalidade positiva" como principal prioridade (59%). Depois disso, é garantir que eles tenham itens necessários (52%) e, em seguida, manter relacionamentos com amigos e familiares (48%). Estes dados nos mostram como é importante investigar o que é prioridade para a sua Persona, para garantir a construção e manutenção de percepções positivas dos clientes quanto à sua marca. Além disso, com estes dados em mãos você saberá o que explorar em momentos de crise.
Isso fará com que seus consumidores estejam mais dispostos a procurar seus produtos ao invés dos concorrentes, mas, por outro lado, se as Percepções dos Clientes forem negativas em relação à sua marca isso não apenas fará as pessoas recorrerem ao concorrente, como incentivará o compartilhamento de opiniões negativas sobre sua marca, o que não é interessante porque diminui a credibilidade da sua marca e empresa.
Mensurando a Percepção do Cliente
Existem várias maneiras de acessar os dados necessários para você avaliar as Percepções dos Clientes quanto à sua marca ou empresa. Aqui separamos 5 meios de você fazer isso:
1- Analise o estilo de vida de seus consumidores e clientes potenciais
Como dito antes, é importante avaliar este ponto, pois para construir boas percepções ou mudar as percepções negativas, você precisa conhecer os motivos que levarão os consumidores a se identificar com sua campanha. Estes dados mostrarão quem é este cliente, o que ele almeja e quais seus objetivos. Isso ajudará a mostrar que você os entende e quer saber mais sobre eles, para entregar aquilo que eles precisam e demandam.
2- Desvendar conexões emocionais dos consumidores com sua marca
A partir de alguns dados da sua empresa, você consegue medir a resposta racional e a resposta instintiva em relação à sua marca. A instintiva é mais complicada de adquirir, mas é nela que você vai achar uma informação valiosa, a resposta para o real indicador de reputação da sua marca, afinal, quanto mais automática for a resposta à sua marca, maior o vínculo emocional que este consumidor tem com ela.
3- Pesquisas de Marketing
Nada melhor para preencher as lacunas de informação do que uma pesquisa de marketing. Com esta ferramenta você é capaz de fazer perguntas mais específicas para os seus consumidores, como: o que eles pensam da sua marca/empresa e quais suas percepções. Combinar a pesquisa personalizada com conjuntos de dados sobre as tendências do consumidor pode auxiliar na hora de contextualizar essas descobertas, o que oferece mais margem para análises detalhadas.
4- Monitore suas mídias sociais
Hoje, todas as conversas sobre as marcas acontecem nas redes sociais, então, acompanhe o que está sendo dito sobre você nas redes, assim, terá uma ideia da percepção dos clientes quanto à sua marca.
Atualmente a coleta de dados detalhados sobre o seu cliente é extremamente importante para você saber quem ele é, quais as suas motivações, a percepção deles sobre sua marca e como eles chegam até você. Com todas estas informações você poderá executar campanhas muito mais impactantes e assertivas, dar um propósito muito mais genuíno para sua marca, além de criar empatia com o cliente, gerando um relacionamento significativo deste com a sua marca. Sendo assim, se você deseja que os clientes percebam sua marca de maneira positiva, escute-os, construa um relacionamento com eles, torne-se uma marca voltada para o consumidor e isto será uma grande vantagem dentro do mercado.