Atualmente as marcas querem estar onde as pessoas estão, mas infelizmente as pessoas parecem estar evitando as propagandas, investindo em serviços pagos sem anúncios como o Netflix e o Hulu, chegando a usar os famosos Ad Blockers (bloqueadores de anúncios) para evitar as propagandas no Youtube, Facebook e sites de Stream.
Os hábitos e atitudes dos consumidores estão mudando, isto é fato, mas se tem uma coisa que permanece igual é que: o público ama um bom show! E para muitas marcas e agências de publicidade, o entretenimento, mais do que nunca, se tornou uma tendência inovadora e incrível.
O que é o Marketing de Entretenimento
O Marketing de Entretenimento é uma técnica de Marketing que usa algumas facetas do mundo do entretenimento para promover ou vender uma marca ou produto. Esta mecânica é um acordo mútuo entre as marcas/empresas e a cultura pop, onde o produto ou marca são inseridos no mesmo holofote da cultura pop, sendo ela um veículo de entretenimento, celebridade, personagem fictício ou filme. Por exemplo: assistindo um filme, você vê determinado personagem usando roupas da Nike e aquelas roupas te agradam, logo você procura por elas.
Se você analisar clinicamente, verá que o Marketing de Entretenimento está praticamente em todo lugar, no Youtube, nos filmes, parcerias etc. As técnicas mais conhecidas dentro dessa ferramenta de Marketing são:
Product Placement: provavelmente a mais direta, Product Placement é o que a tradução sugere “colocar o produto”, ou seja, colocar o produto ou a logo da marca em alguma cena, seja de filme, série etc., e isso pode ser algo bem simples como um celular da Apple na mão do protagonista, ou policiais dirigindo carros da marca Audi.
Em alguns casos bem específicos, os produtos se tornam parte importante dentro do enredo e chamamos isso de Integração de Marca, que é quando os personagens citam o nome de algumas marcas ou acabam precisando de determinado produto para progredir na trama. Um exemplo disso é no filme E.T. onde foi usado o chocolate Reese’s para atrair o E.T. para fora de seu esconderijo. Isto fez as vendas do doce dispararem, aumentando em 65% logo após o lançamento do drama.
Quando o Product Placement é bem feito, um estudo aponta que, 50% da audiência irá lembrar de um produto que estava em segundo plano na cena, enquanto mais de 70% irá lembrar do produto usado por algum personagem, este número pode aumentar para 80% se o produto estiver diretamente relacionado ao enredo, como no caso do Reese’s.
Apoio de Celebridades: Muitas pessoas querem “imitar” os seus ídolos ou seguir as suas recomendações de produtos, por isso, muitos compram os produtos ou marcas que as celebridades e, atualmente, os influencers promovem. Para alguns, ver um streamer que adora promovendo uma marca de fones de ouvido que ele esta lançando em parceria com uma empresa de eletrônicos ou ver o George Clooney falando de café durante dois minutos, é o suficiente para convencer o público a comprar os fones ou uma Nespresso.
No caso citado, marcas que fazem parceria com celebridades para lançar um produto ou coleção, é a famosa Colaboração. Outro exemplo disso é a linha Fenty da Puma, feita com a colaboração da cantora Rihanna, o que, diga-se de passagem, foi um sucesso. E o que começou com apenas um tênis, foi além, sendo desdobrado em vestuários, mais modelos ousados de tênis, botas e até chinelos.
O truque aqui é alinhar perfeitamente a marca ou produto com a celebridade que se encaixa em seu perfil. Você não poderia colocar uma celebridade vegana para promover produtos não veganos, como foi o caso da Xuxa que promoveu a gelatina de mocotó em seu programa, em 1992, mas nunca experimentou o produto na frente das telas, por ser vegetariana! Na época isso acabou passando, mas com a repetição, muitos começaram a questionar isso.
Eventos patrocinados: Eventos patrocinados também fazem parte do Marketing de Entretenimento. Uma marca que esta sempre patrocinando shows e eventos é a Budweiser, e isto aumenta a popularidade da marca dentro do evento principalmente em shows, pois no caso dessa marca, aqueles que desejam consumir cerveja irão direto na famosa “Bud”, aumentando a exposição e o consumo da marca por consequência.
Benefícios de investir no entretenimento
Há muitos benefícios que vem com o Marketing de Entretenimento e dentre eles destacamos:
Exposição: Uma marca que ganha mais exposição, tempo de cena ou uma menção dentro de um filme importante, é muito provável que será lembrada mais para frente, como dito anteriormente, ou seja, ela ficará facilmente fixada na mente dos consumidores, aumentando a probabilidade da procura da marca ou produto citados.
Aumento da reputação positiva: com a promoção das celebridades e influencers, o público entende que “se o meu ídolo favorito usa este produto e promove ele, deve ser bom”. Isso pode se traduzir em uma melhora na reputação e na percepção do público quanto à marca. Entretanto, isso só pode ser conquistado com o alinhamento correto de marca/produto e celebridade/influencer, caso contrário a publicidade não irá passar confiança para o público.
O público atual pode estar evitando anúncios, mas se tem uma coisa que eles nunca vão evitar é entretenimento. Eles sempre terão séries para maratonar, filmes para ver e canais para seguir. O Marketing de Entretenimento atinge os consumidores organicamente, inserindo-se nestas experiências e fortalecendo as conexões emocionais com as coisas que o público gosta.