Saiba o que é voz passiva e porque é melhor evitá-la nos seus textos SEO
Existem três tipos de vozes na língua portuguesa e a Voz passiva possui a função de indicar se o sujeito recebe/sofre ou pratica a ação verbal dentro da oração. Entretanto esta voz não é recomendada para os textos SEO e é sobre isso que vamos falar nesta matéria.
Vamos abordar: o que é e os tipos de voz passiva, as desvantagens de utilizá-la no seu texto e o que fazer para diminuir o uso desta voz verbal ou como passá-la para voz ativa, tudo para deixar o texto muito mais fluido.
Então se você quer arrasar com as análises do Yoast SEO, fique conosco nesta matéria para aprender tudo sobre voz ativa e a sua relação com textos SEO!
O que é voz passiva
Primeiramente vamos revisitar aquelas aulinhas de português para entender o que são as vozes verbais:
As vozes verbais referem-se à relação entre o sujeito (aquele que pratica ou sofre a ação) do enunciado e o verbo. Esta conexão nos auxilia a definir o significado, o foco e a entonação que o texto possui.
Estas vozes são divididas em três: a voz ativa, voz passiva e voz reflexiva. Cada uma delas tem a função de mostrar se o sujeito gramatical é quem está praticando ou sofrendo a ação verbal.
Voz passiva: ela é utilizada quando o sujeito gramatical é o paciente de uma ação praticada pelo agente. Além disso, existem dois tipos de vozes passivas: a analítica e a sintética.
• Voz passiva analítica: Primeiramente precisamos identificar, no predicado, quem é o elemento que sofre a ação. Este elemento/objeto passará a ser o sujeito da frase (sujeito paciente).
Estrutura da voz passiva analítica:
sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva.
Exemplo: Os livros foram lidos por mim.
• Voz passiva sintética: O nome é levemente sugestivo, ela é a “versão sintetizada” da voz analítica. Ela faz isso utilizando o pronome apassivador “se” para englobar a ideia de “é/está feito por alguém”.
Estrutura da voz passiva sintética:
verbo transitivo + pronome “se” + sujeito paciente.
Exemplo: Comeu-se a torta.
Voz ativa: ocorre quando o enunciado deixa claro que o sujeito pratica a ação (sujeito agente), ou seja, o sujeito é aquele que executa ativamente alguma ação. Ao contrário da voz passiva onde o foco está no sujeito gramatical que sofre a ação do sujeito agente.
“O rapaz assiste à televisão”
Sujeito agente + verbo na voz ativa + continuação do predicado
Voz reflexiva: às vezes montamos frases onde o sujeito realiza a ação nele mesmo, ou seja, o sujeito agente é agente por realizar a ação E é sujeito paciente por sofrer esta ação. Ficou confuso? Calma vamos explicar melhor. Na voz reflexiva é muito comum o uso do famoso “a si mesmo”. Exemplo:
“Ela penteou a si mesma” OU “Ela se penteou”
Sujeito + verbo + objeto OU Sujeito + objeto (se) + verbo
Porque devemos evitar a voz passiva nos textos SEO
Em textos de SEO é preferível que a sua mensagem seja clara e fácil de ser entendida na primeira leitura, por este motivo é melhor evitar a voz passiva, principalmente porque ela deixa o seu texto mais distante e, por consequência, a sua mensagem fica mais difícil de ser entendida. Isto acontece por dois motivos:
Ele é redundante
O texto escrito na voz passiva acaba se tornando redundante e longo, fazendo a leitura se tornar algo monótono. Por este motivo uma alternativa é usar a voz ativa, pois ela possui frases diretas e curtas, deixando a mensagem muito mais clara! Veja o exemplo:
Voz passiva: Sua mensagem quase sempre fica menos clara usando a voz passiva.
Voz ativa: A voz passiva deixa sua mensagem menos clara.
O sentido das mensagens é o mesmo, mas quando se usa muita voz passiva no texto ele pode soar muito redundante.
Estrutura complexa
Como deu para notar, a estrutura gramatical da voz passiva é muito mais complexa do que a da voz ativa e por este motivo ela exige muito mais esforço cognitivo de quem escreve e faz o leitor gastar tempo forçando sua memória para conseguir entender uma única sentença, o que diminui as chances de você passar a sua mensagem.
Mas porque a voz passiva demanda tanto esforço? Simples, a sua estrutura difere da ordem que a nossa mente, normalmente, interpreta os acontecimentos. Afinal ela apresenta o objeto, o que acontece com ele e apenas no final nós descobrimos o agente que realizou a ação, isso pode desorientar o leitor.
Por este motivo, sempre que você for utilizar a voz passiva, pense melhor e tente encontrar outras maneiras mais diretas e claras de transmitir a sua mensagem.
Como evitar o uso da voz passiva
Conforme foi dito anteriormente, uma boa maneira de evitar o uso da voz passiva, é fazendo uso da voz ativa, afinal ela é muito mais direta e permite que o leitor compreenda a mensagem com muito mais facilidade.
Entretanto, é importante reforçar que não é necessário evitar completamente a voz passiva, apenas usá-la com cuidado, para que o texto não fique redundante ou monótono. Então fique tranquilo que não há problema nenhum em usar a voz passiva se necessário!
Conclusão
A voz passiva é uma voz verbal, que para algumas pessoas pode deixar o texto com um ar muito mais “formal” ou simplesmente mais floreado. Infelizmente, para os textos SEO, ele não é recomendado, pois estes floreios deixam o conteúdo muito prolixo.
O que, por consequência, leva o leitor a se esforçar para conseguir entender totalmente a mensagem que você esta tentando transmitir. Sendo assim, para evitar estes desgastes, o mais recomendado é utilizar a voz ativa pois a sua estrutura é mais objetiva, o que colabora para um texto muito mais fácil de compreender.
Isto não quer dizer que se deve abolir a voz passiva. Apenas que deve ser usada com cautela, sempre verificando se o texto não está ficando monótono ou confuso demais.
Agora que você já tem todas as dicas, pode arrasar nos seus textos SEO. E se você gostou dessa matéria, confira outros conteúdos incríveis do nosso blog!