SEO - Otimização de site
Porque Otimizar o Seu Site?
A Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, é um conjunto de estratégias e métodos usados para melhorar o posicionamento (ranking) de sites na listagem de resultados naturais (orgânicos) das ferramentas de busca, como Google e Yahoo!, e é uma ferramenta importante de marketing para a Internet.
Embora somente quem trabalha em uma ferramenta de busca, como o Google, tenha conhecimento dos seus algoritmos, é possível identificar padrões de comportamento e deduzir algumas regras utilizadas por eles. A isto chamamos engenharia reversa e a otimização de sites fundamenta-se nestas deduções.
O que são resultados orgânicos?
Os resultados orgânicos são aqueles que não são pagos, ou seja, são baseados na relevância do conteúdo de um site e em sua popularidade para cada palavra-chave pesquisada. O SEO, portanto, trabalha para que seu site apareça nas melhores colocações de resultados orgânicos em sites de busca .
Por que estar bem posicionado na busca orgânica
Segundo estudos, 73% dos usuários preferem clicar num resultado de busca orgânica do que em links patrocinados, porque acreditam que a busca natural é mais confiável. Além disso, segundo o IBOPE, 36% das pessoas acreditam que a empresa no primeiro lugar do Google na busca orgânica é a empresa líder daquele segmento. Há dados que demonstram que 85% das compras em e-commerce foram influenciadas, direta ou indiretamente, pelo Google.
Quais os benefícios que o SEO traz para o meu site?
- Aumento de consultas online, cadastros no site e e-mails de contato;
- Incremento de tráfico qualificado e formador de opinião em seu site;
- Fortalecimento da marca da empresa, produto, ou serviço; custo fixo (não é pago cada vez que se clica);
- Baixo custo e grande retorno, com bons resultado para chegar em clientes potenciais. Obtém melhor posição entre os sites que tratam do mesmo assunto;
- Os resultados na busca orgânica desfrutam de melhor credibilidade para o usuário, por serem encontrados naturalmente pelo mecanismo de busca. Oferece resultados mensuráveis através de análises e ferramentas de relatórios; Mesmo que muitos especialistas em otimização divirjam quanto a estas regras, as próprias ferramentas de busca fornecem uma lista de requisitos que, quando aplicadas no desenvolvimento de um site, garantem um bom posicionamento.
De um modo geral, são três os fatores que definem o posicionamento de um site nos resultados de busca:
1. Design: o modo como o site foi desenvolvido é o principal fator que determina se um site será ou não indexado pelas ferramentas de busca. O design de um site corresponde a sua programação, arquitetura e hierarquia de informação, hospedagem (servidores) etc.
2. Conteúdo: a qualidade do conteúdo de um site, independente de ser textual ou gráfico é o que garante ele será classificado e consequentemente bem posicionado nos resultados de busca. O conteúdo de um site manipulado para ser mais atraente para as ferramentas de busca, porém, com as recentes mudanças nos algoritmos dos principais buscadores, é altamente recomendado que todo o conteúdo seja simplesmente acessível, relevante e único.
3. Popularidade: a autoridade de uma página sobre um assunto é determinada pela sua popularidade. Esta popularidade é definida tanto pelo número de links, quanto pela quantidade de cópias ou referencias textuais de diferentes páginas, com assuntos relacionados, para uma única página. Vale observar que a popularidade pode ser herdada ou transferida, mas ela só vale para páginas e não para sites.
Como Otimizar seu Site para os Motores de Busca?
Conhecendo esses algoritmos e códigos dos buscadores a Alquati desenvolveu um processo de otimização de sites onde diversos itens importantes e pertinentes para a indexação dos Sites de nossos clientes são modificados, adaptados, inseridos ou até excluídos. Com essas alterações implementadas os Spiders começam a indexar o Website para o conteúdo desejado. Na teoria parece bastante fácil, mas na prática temos diversas variáveis que precisam ser observadas bem como estratégias de conteúdo e palavras-chave traçadas para maximizar o resultado gerado pelo trabalho de SEO.